Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2011

O sofrimento do jovem Werther

Começaremos com o nosso livro da semana, uma simples redação sobre o livro escolhido, vamos lá?
Lembre-se que terá SPOILERS, se não leu o livro e quer manter o suspense, não leia!
O sofrimento do jovem Werther

Achei que seria legal passar a vcs um pouco dos livros que já li esse ano. É possível que não consiga atualizar semanalmente essa parte, pois dependendo do livro, a mim é quase impossível ler uma obra em uma semana, mas no lugar postarei um filme.

Essa é a capa do livro que li. Uma coleção especial da Abril:
Coleção "Clássicos" Abril (2010).

O Enredo:
Simplificadamente, o autor nos mostra o cotidiano da classe média e nos traz o dia a dia dessas pessoas. Nesse pano de fundo somos apresentados a Werther jovem que se apaixona por Lotte, na impossibilidade de concretizar esse amor Werther se suicida com a arma do marido de Lotte.
Quando li, ele era o Werther
que imaginava, talvez não
corresponda as caracteristicas
do autor para o personagem.
Mas era ele.



Idéia do livro:
Como sabem, esse espaço é reservado para dar opiniões sobre o livro, e estamos sempre contentes em abrir discussões com quem leu e concorda com as opiniões aqui expressas ou discordam com as mesmas. Fiquem a vontade.
O livro é narrado em forma de cartas do protagonista para outros, a parte que mostra o cotidiano das pessoas é interessante, considero essa parte, a melhor do livro. Lotte aparentemente está apaixonada por Werther, mas devido a uma promessa, se casa com outro que cuidará de seus irmãos e manterá a família. Werther se mata na impossibilidade ter o seu objeto de afeição. O Interessante da obra é a discussão entre o noivo (no final da obra, marido) de Lotte e Werther, esses argumentam sobre o suicídio, um defendendo que o suicídio é uma fraqueza de espírito e o outro protegendo a causa, dizendo que teve ser ter muita coragem para se abandonar a vida em causa de algo maior.
Essa imagem retrata o corpo
de Werther sendo achado
após seu suicidio.
Dizem que esse livro influenciou muitos suicídios na época, talvez pela melancolia da obra e pelo “apoio e altruísmo” ao suicídio pelo amor desenfreado.

Pelas minhas palavras, dá para perceber que não gostei muito do livro. O final não foi algo que me surpreendeu.
É aceitável pensar que o sucesso do livro se deu devido ao seu tempo histórico, ou seja, na época aonde o amor desenfreado e loucas dignas do mesmo, era algo bem explorado e comum entre os jovem, lembrando que muitos pais não permitiam seus filhos ler certos tipos de livros, devido a suas influencias.


Então é isso. Fiquem a vontade para comentar.

Beijão, até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário