Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Livro Comentado: O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray

Encontrei um grande problema ao fazer resenhas para vcs  aqui do bloguinho..., os livros que coloco aqui são livros que já li a algum tempo atrás, logo, não consigo evocar com clareza todos os pequenos detalhes que fazem da obra algo maravilho, uma apreciação única. E outro problema: Quando não aprecio o livro, a redação fica tendenciosa! Tentarei evitar o quanto possível...
Estive lendo um site (não tenho certeza se é um blog, pois não consegui acessá-lo como favorito no meu bloguinho). E achei legal o sistema de avaliação do site Lendo.org: http://www.lendo.org/

Como eu adoro frescurinhas, decidir ao invés de usar estrelas, utilizar rosas.
Vejamos:
  (Uma florzinha indica que o livro é considerado "ruinzinho")


  (Duas florzinhas indicam que o livro é regular)



 (Três florzinhas indicam que o livro é bom)

(Quatro florzinhas indicam que o livro é ótimo e provavelmente entrou para minha lista de favoritos)


Então vamos lá:

O ENREDO:
Dorian Gray é jovem e belo, ao conhecer Lord Henry, conhece o lado oculto do ser humano, aonde a bela e a juventude é mais admirada do que o próprio caráter. Em uma atitude desesperada, faz um pedido no qual daria qualquer coisa em nome da sua juventude e beleza, até mesmo sua alma!
Após isso, ele repara que para de envelhecer ao invés disso, que envelhece e adquire a rudez na aparecia pelo desvirtuamento do caráter é o seu retrato.

COMENTÁRIO DO LIVRO:
Escritor Oscar Wilde, autor da obra.
SPOILERS cuidado!!!
Esse foi o único filme
que vi, baseado na obra
Muitos dizem que o
ator não convence, mas
o achei mais fiel do que
o trailer que vi do novo
Esse Dorian, fez parte
de um filme com o nome
A Liga extraordinária
ou algo do genero.
É um excelente livro! Na obra vemos como vemos, muitas vezes nos enganamos com as atitudes das pessoas. Dorian retratado a nós (logo no início do livro) como um jovem com uma bela acima da média e futuro herdeiro de uma grande fortuna.
Amigo de Basil, que mais para frente nos dá uma leve impressão de um sentimento homoafetivo para com Dorian, qual não é correspondido da forma qual se pretendia. Na ocasião Basil precisava de uma inspiração para voltar a pintar e foi quando pediu a Dorian se poderia posar para um retrato, esse seria a perdição parcial de Dorian. Pois considero que para sua perdição completa foi necessário a interferência de Lord Henry. Não somente ao livro ajudou a desvirtuar o jovem e fútil Dorian, mas sim a presença irresistível e nociva de Lord Henry (adorava esse personagem e suas frases sarcásticas).
Esse Dorian é do filme novo...
Não gostei do trailer, por
não retratar de forma
fiel. É muita adaptação!
Mas, para mim, é o Dorian mais
bonito nos filmes baseado
na obra.
O jovem Gray, ao se deparar com uma realidade fútil e cruel, no qual para a sociedade, o que uma pessoa mais poderia querer e deveria colocar acima de tudo, a juventude e a beleza. Coisas que o jovem Gray possuía, porém passaria conforme o tempo avançasse. Em um momento de desespero Dorian diz que daria tudo para manter sua juventude e beleza, até mesmo aceitaria dar a sua própria alma em nome do beneficio. Em virtude disso, seu retrato assume a idade e as mazelas que seu "dono possui. Cada ato cruel, cada ano que passa, é impercebível no rosto jovial e angelical de Dorian, ao contrário sucede sua pintura.
Esse filme ou série nunca vi!
Mas é bem fiel ao livro, no
que diz a sua aparencia, já
que no livro, Dorian pode ser
considerado um homem
loiro.
Os crimes que Gray cometeu, com exceção a Basil, eram aqueles que acabam com a pessoa de forma interna, e esse considero o pior tipo de dor que um ser humano possa causar ao outro: Sua morte interna. Até mesmo quando tentou reparar seus erros foi de forma rude e cruel, o que não afetou de forma positiva o seu quadro. Entre suas "vitimas" encontramos a pobre Sibyl apaixonada que é deixada por seu "príncipe encantado" por uma péssima atuação, durante uma visita de Dorian, com Lord Henry. Com a morte (suicídio) de Sibyl toda a sua família foi prejudicada, levando no futuro a morte do seu irmão mais novo.
Em um final inesperado, Gray decide que quer se redimir, mas antes decide dar fim ao seu quadro, o que culmina em sua própria morte, mas dessa vez, o quadro volta a juventude ao contrário da fugira do seu dono jazida no chão.

Essa obra recebe o selinho de : 

Recomendo a leitura dessa obra!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário