Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Livro Comentado: Crime e Castigo

CRIME E CASTIGO

Sinopse
É um livro interessante e embora seja extenso fisicamente, não se torna pesado e nem maçante, pelo contrário, é uma infelicidade vê-lo acabar.
Existem alguns empecilhos na obra, como nomes grandes e complicados. Mas seu conteúdo faz que tudo isso passe como um pequeno detalhe.
No enredo, acompanhamos a estória do jovem Ródia que após cometer duplo assassinato, entra em uma crise (talvez) de culpabilidade em busca da redenção

Cuidado, contém SPOILERS!!!!
Então, vendo perante meus olhos (kkkk), o motivo pelo qual surge essa "crise de culpabilidade" (seria esse um neologismo?) seria a morte da irmã da velha, pois não consigo enxergar nele nenhum arrependimento, se não esse! O motivo?? Seria o mesmo que o livro expõe, era para saber se ele é um homem ordinário ou extraordinário, pelo que percebemos, os homens extraordinários podem cometer seus crimes sem serem perturbados pela lei, isso por que estão acima da lei (existiu também a possibilidade que ele cometeu o crime, também alicerçado que isso seria um "favor" a sociedade). Essa distinção entre ordinário e extraordinário, qualifica que a quebra de regras social trariam benefícios a sociedade futura ou para o ator da ação, dando exemplos de vários lideres que cometeram crimes em nome da vitória como Napoleão.

Esse é o ator qual imagino Ródia,
Matthew Macfadyen no ano de 1998!
Para quem não conhece, fiz uma Sessão
Tietagem com ele! Dá uma pesquisada.

Seu crime não fora cometido por motivos financeiros, também que das peças roubadas, nenhuma foram utilizadas, vendidas, fiadas. Foram todas enterradas.
Ródia, de fato, não teria tendências a se entregar a policia, se Sonia não aparecesse na trama. Um dos diálogos mais interessantes foi a "ressurreição de Lazaro", aonde o personagem parece encontrar em Sonia, um conforto de todos os seus desesperos.
Para mim, essa atriz fazia o papel de
Dúnia. A irmã de Ródia.
Gosto de Usar o apelido dos
personagens por motivos
obvios, hehe
No meio da obra, ainda acompanhamos estórias paralelas como de Dúnia, a irmã do protagonista, a família de Sonia com seu pai alcoólico, e seu estranho "amigo" que tudo me parece ser um homem dissimulado e até mesmo com aspectos pedofílico.
Com sempre tento não expor muito a obra, o que nunca da certo, mas vale a pena acompanhar esse livro fantástico!!!

E com o livro é muito bom ele ganha  o selinho de:

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário